A dimensão epistemológica da Ciência da Informação e seu impacto sobre o ensino em Arquivologia e Biblioteconomia

Bib
Epistemologia é o estudo da possibilidade e natureza do conhecimento humano e, como agências que se ocupam dos registros desse conhecimento, agora em meios eletrônicos e impressos, parece razoável explorar a epistemologia do trabalho e do ensino em Informação e em Biblioteconomia para as profissões da informação. É claro que qualquer que seja nossa compreensão sobre o modo com que o conhecimento é construído nos seres humanos, os registros desse conhecimento têm alguma existência “real”. Conhecimento, isto é, aquilo que está no aparato intelectual do indivíduo (ou “entre duas orelhas”, como Drucker menciona), pode ser socialmente construído, mas o que pode ser registrado desse conhecimento, isto é, aquilo que de outro modo chamamos de “informação”, toma uma forma “real”. A forma “real” pode ser difícil de ser vista, como no caso dos símbolos cortados a laser em um CD-ROM, ou os bits gravados em um disco rígido, mas ali estão. Este trabalho considerará as conseqüências de uma epistemologia realista para a Biblioteconomia e Arquivologia e para o ensino nesses campos.

Palavras-chave: Epistemologia; Conceitos; Ciência da Informação; Formação em Biblioteconomia; Formação em Arquivologia.

WILSON, Thomas Daniel. A dimensão epistemológica da Ciência da Informação e seu impacto sobre o ensino em Arquivologia e Biblioteconomia. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 2, n. 1, p. 3-15, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.bjis.unesp.br/pt/include/getdoc.php?id=101&article=30&mode=pdf/>. Acesso em: 22 out. 2009.

Este link está quebrado? Eu possuo uma cópia de cada artigo publicado no blog. Solicite-o preenchendo o formulário abaixo.

Seu nome
Obrigatório

Seu e-mail
Obrigatório

Nome do periódico
Obrigatório

Título do artigo
Obrigatório

Valide a imagem:
captcha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validar Captcha * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.