Lei de Lotka aplicada à produção científica da área de Ciência da Informação

Resumo
Apresentamos uma aplicação da Lei de Lotka ao conjunto de autores com publicações no campo da Ciência da Informação, entre 1996 e 2007. A aplicação realizada segue a metodologia de Lee Pao (1985). Foram selecionados todos os autores que surgiram no campo autor, não se efetuou nenhum corte na distribuição e a estimação do valor crítico calculou-se utilizando a fórmula proposta por Nicholls (1989). Os resultados mostram os seguintes dados: uma pendente igual a -2.75, inferior à obtida tanto no trabalho de Voos (1974) como no de Sen, Taib e Hassan (1996), neste mesmo campo; uma % de autores, realizadores de um só trabalho, igual a 79% e um excelente ajuste a Lei de Lotka, ao ser aplicado o teste de Kolmogorov-Smirnov.

Palavras-chave: Lei de Lotka; Produção Científica; Ciência da Informação; Bibliometria.

MARTIN SOBRINO, Maria Isabel; PESTANA CALDES, Ana Isabel; PULGARÍN GUERRERO, António. Lei de Lotka aplicada à produção científica da área de Ciência da Informação. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 2, n. 1, p. 16-32, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.bjis.unesp.br/pt/include/getdoc.php?id=102&article=31&mode=pdf>.  Acesso em: 22 out. 2009.

Este link está quebrado? Eu possuo uma cópia de cada artigo publicado no blog. Solicite-o preenchendo o formulário abaixo.

Seu nome
Obrigatório

Seu e-mail
Obrigatório

Nome do periódico
Obrigatório

Título do artigo
Obrigatório

Valide a imagem:
captcha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validar Captcha * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.